23 de agosto de 2023

Instituto Alcoa lança Relatório de Atividades e Campanha Seja 10 em Solidariedade; veja como participar


IA lança Relatório de Atividades e Campanha Seja 10 em Solidariedade; veja como participar

Relatório apresenta ​dados, entrevista​s​, ​​depoimentos de diversas pessoas, em​​ diferentes territórios, que contribuem cotidianamente para o trabalho do Instituto Alcoa (IA).

Neste ano de 2023, o Relatório de Atividades do Instituto Alcoa referente a 2022 traz uma grande novidade: a Campanha Seja 10 em Solidariedade, cujo objetivo é incentivar a leitura do relatório e engajar a comunidade em prol da educação e geração de trabalho e renda, principais agendas de atuação do IA. A iniciativa é baseada em questões cujas respostas se encontram no próprio relatório e, esse ano, tem um novo propósito: a solidariedade.

Ao participar da ação, colaboradores​(as)​ da Alcoa e pessoas ​das comunidades​​concorrem à possibilidade de escolher uma organização, entre as indicadas pelo Instituto Alcoa, para receber um repasse financeiro de R$1.000. A participação se dá com o preenchimento de um questionário online baseado em informações contidas no Relatório de Atividades de 2022.

​​O ano de 2022, retratado no Relatório, ​​​​foi um ano​ de retorno às atividades presenciais, como reuniões de equipe, formações locais e das ações de voluntariado, todos os colaboradores e as colaboradoras Alcoa contaram com uma ajuda indispensável e fundamental: as comunidades de Juruti (PA); São Luís (MA), e Poços de Caldas (MG), além de São Paulo (SP).

“Apesar de múltiplos desafios impostos, 2022 foi um ano de resiliência, de fortalecer a atuação nas agendas prioritárias do Instituto, de rever e otimizar processos e também de traçar novos caminhos. ​A retomada das atividades presenciais dá um ânimo muito grande e aumenta nossa capacidade de engajar voluntários(as), além de nos aproximar das realidades das operações​”, explica Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa.

ACTION realizado em 2022 na comunidade Igarapé-Açu, na região de Juruti (PA)


Impacto nos territórios

Em um período de desafios ampliados em reflexo da pandemia, o IA destaca a importância da realização de ações em conjunto com aqueles e aquelas que mais conhecem as principais ​demandas de cada localidade:​ pessoas ​​​​​​​​​d​​as comunidades​​​. “Pessoas e organizações parceiras que não mediram esforços para colocar a mão na massa e se conectar para multiplicar nossas ações e propostas para a promoção de territórios mais inclusivos e menos desiguais", destaca o relatório.

Veja o depoimento de pessoas que participaram de ​​projeto​s​ desenvolvido​s​ pelo IA em parceria com organizações de cada território:

“Fiz o curso de cabeleireiro e manicure. Logo depois, comecei a fazer unhas e ganhar uma renda extra. Com a formação, aprendi manicure, aprendi a atender minhas clientes com êxito, além de ter tido a oportunidade de conhecer novas pessoas, já que passei a atender a domicílio. A partir de então, comecei a trabalhar em um salão de beleza do bairro e ganhar meu próprio dinheiro” - Bianca Barbosa Corrêa, da região de Poços de Caldas (MG). Ela participou, em 2022, de um curso do projeto apoiado pelo IA do Núcleo de Capacitação Digital, realizado pela Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO).

“O curso agregou muito em minha vida. Hoje posso planejar um móvel perfeitamente e presto serviços de qualidade. Sinto uma liberdade no sentido de ter autonomia e ter conquistado uma geração de renda para mim e para minha família, além daquelas que fizeram o curso comigo e dos que trabalham comigo” - Ana Paula Mendes, da região de São Luís (MA). Ana foi uma das participantes em 2021 e 2022 do curso de montadora de móveis ‘Ela faz’, desenvolvido no âmbito do programa Elos por Elas, uma iniciativa da Associação Comercial do Maranhão apoiada pelo Programa de Apoio a Projetos Locais.

“Com essa vivência, pude aprender mais sobre como fazer gestão de projetos e também como despertar nos professores o interesse para o uso de ferramentas de tecnologia em sala de aula. O projeto estava alinhado à Base Nacional Comum Curricular, para que os professores pudessem, a partir do uso das tecnologias, incentivar os alunos a desenvolverem suas habilidades” - Gercilene Amaral, da região de Juruti (PA). Em 2021 e 2022, Gercilene coordenou o projeto Educação Digital para Todos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com apoio do Programa de Apoio a Projetos Locais.

Dados em destaque

Em 2022, o total investido pelo Instituto Alcoa nas comunidades foi de R$ 4,4 milhões. Esse valor engloba os montantes destinados aos ACTIONs, Programa Ecoa, Programa de Apoio a Projetos Locais, Campanha Seja 10, Engajamento, Atados e Junior Achievement.

“Os colaboradores e colaboradoras dos territórios de atuação do IA foram essenciais para que tantas ações fossem realizadas com qualidade e relevância: 900 voluntários(as) que realizaram quase quatro mil horas de trabalho voluntário, o apoio a 16 projetos pelo edital do Programa de Apoio a Projetos Locais, 188 escolas beneficiadas pelo Programa Ecoa, a segunda edição da Campanha Educador de Valor e do Festival da Cultura Empreendedora, parcerias com as redes de diversidade, e tantas inovações em nossa comunicação que aconteceram a cada dia para manter todos e todas informados dos nossos avanços”, avalia Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e presidente do Conselho de Administração do Instituto Alcoa.

Outra novidade na publicação é o capítulo que faz um giro pelos territórios de atuação do IA: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). E nessa passada por cada localidade é possível ver, de maneira ainda mais detalhada, o que foi investido e mobilizado nas regiões.

Em Juruti (PA), por exemplo, o Programa Ecoa mensura que cerca de 8.879 estudantes foram beneficiados indiretamente com as suas ações, e que o Programa de Apoio a Projetos Locais beneficiou, potencialmente, 2.485 pessoas.

Na região maranhense, o Ecoa beneficiou, indiretamente, mais de 36 mil alunos e alunas, e mais de mil pessoas foram beneficiadas com as ações de voluntariado. Já a Poços de Caldas (MG) e região beneficiaram, de forma indireta, mais de 11.700 estudantes, e contou com 1.120 beneficiários pelos ACTIONs.

“O cenário de desafios na melhoria da qualidade, acesso, permanência e gestão da educação pública coloca de forma cada vez mais urgente na pauta do dia uma atuação de todos os setores da sociedade. O Instituto Alcoa está atento a esta agenda fundamental e o nosso esforço é para ampliar a qualidade da educação pública e garantirmos que as crianças aprendam o que devem aprender e na idade certa, alinhados às principais políticas públicas”, analisa Monica Espadaro, diretora executiva de operações do Instituto Alcoa.

Desejos para os próximos tempos

Marco Froes, presidente do IA: “Minha expectativa é que estejamos mais próximos da demanda, ou seja, que consigamos de fato apoiar e trabalhar olhando, no longo prazo, para a transição social.”

Paula Jancso Fabiani, CEO do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS): “O debate sobre a importância do investimento social privado foi impulsionado pela pandemia, e correntes de solidariedade surgiram em todo país. O caminho é longo, mas o fundamental já temos, que é a solidariedade e o desejo de um Brasil justo e sustentável.”

Michelle Shayo, diretora de comunicação e relações governamentais na Alcoa Brasil e conselheira do Instituto Alcoa: “​O principal aprendizado do IA em 2022 foi um processo de conscientização sobre a importância de ampliar o canal de comunicação. ​O Instituto Alcoa tem um papel fundamental de ser uma ponte de conexão entre esses elos.”

Tatiana Bizzi, gerente regional de investimento social e desenvolvimento comunitário e diretora executiva de relações externas, comunicação e parcerias do Instituto Alcoa: “Continuaremos a buscar promover conexões a partir da multiplicidade de olhares e vivências das pessoas que tornam viva a rede do Instituto Alcoa. Afinal, é por meio dos(as) nossos(as) voluntários(as), instituições e comunidades conectadas em prol de benefícios comuns que ações e transformações são possíveis.

O que você encontrará no relatório?

  • Entrevista com Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa;
  • Painel com falas de especialistas sobre os principais temas de atuação do IA;
  • Um panorama das ações realizadas e divulgadas mês a mês;
  • Depoimentos de pessoas contempladas pelo Programa de Apoio a Projetos Locais;
  • Falas de parceiros do Instituto Alcoa, da Diretoria e dos Conselheiros;
  • Os belos registros fotográficos das ações realizadas nas localidades;
  • Um giro pelos territórios de atuação do IA, com os destaques de apoio a projetos, mobilização e engajamento social;
  • Os valores investidos nas localidades de atuação do IA, e a mobilização de voluntários Alcoa nos ACTIONs, escolas participantes do Programa Ecoa Gestão e Formação, os Projetos Locais apoiados e muito mais;
  • Por fim, uma mensagem de Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e presidente do Conselho de Administração do Instituto Alcoa.